domingo, 12 de maio de 2013

Topologias de Rede sem fios – Wireless


Este tipo de rede é uma rede que utiliza a tecnologia wireless, ou seja, um método de receber rede sem fios. O wireless:
  •  É cada vez mais utilizado.
  •  Não existem elementos físicos – cabos – a interligar os computadores mas sim uma zona de cobertura onde é possível captar a rede.

Existem duas topologias de rede sem fios, são elas:
-        Estruturada: Na topologia de rede sem fios Estruturada os computadores ligam-se através de um Access Point (ponto de acesso – permite o acesso a uma rede difundindo-se através de uma rede sem fios – Wi-Fi) e este controla o tráfego da rede. O AP está ligado a uma rede, através de um cabo, e difunde o acesso a esta através de uma zona de cobertura normalmente uniforme e circular.
            -    Ad-Hoc: Na topologia de rede sem fios Ad-Hoc os diversos computadores de uma  rede estão ligados entre si formando uma rede. Neste tipo de topologia não existem AP’s e cada computador funciona como um AP, sendo responsável por controlar o seu tráfego na rede. Os computadores para pertencerem a uma rede Ad-Hoc têm de estar na zona de alcance uns dos outros.

4 comentários: